Secretaria GOB - ES (27) 3322-4077

Grande Oriente do Brasil - ES

Prefeitura de Colatina doa Ginásio de Esportes Zito Dalla para ampliação da sede da Apae-Colatina

0
Prefeitura de Colatina doa Ginásio de Esportes Zito Dalla para ampliação da sede da Apae-Colatina

O termo de doação foi celebrado no dia 22 de dezembro de 2023, entre a Prefeitura de Colatina, representada pelo prefeito, João Guerino Balestrassi, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colatina – Apae, representada pelo seu atual presidente, o Eminente Irmão, Eval Galazi, Grão-Mestre Estadual Honorário, membro da ARLS Nilo Peçanha, nº 1039, oriente de Colatina.

O objetivo é a ampliação da sede da Apae-Colatina no  espaço de 1.805,53 m²  do Ginásio de Esportes Zito Dalla.

Hoje, a Apae-Colatina é referência nacional, está credenciada no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual (CER 4), atende a 29 municípios da Região Noroeste do estado.

No Centro de Tratamento de Autismo, são 375 autistas matriculados e mais de 250 esperando vaga. São 93 salas, sendo que cada uma recebe 4 alunos no máximo; 22 banheiros; piscina aquecida; quadra poliesportiva e um auditório. A expectativa é que mais 90 salas sejam construídas para atender a demanda da sociedade da região.

Além da sede, a Apae conta com uma propriedade de um alqueire, próximo ao Rio Doce, com uma hípica para os alunos, uma horta, uma granja e uma pocilga para contribuir com as 600 refeições diárias fornecidas, uma vez que a instituição conta com mais de 140 funcionários.

Na área Clínica, são realizados, aproximadamente, 500 procedimentos por dia, com um corpo médico de neurologista; psiquiatra; otorrino; oftalmologista; clinico geral; psicólogo; fonoaudiólogo; ortopedista; fisioterapeuta; assistente social; professores; cuidadores; equipe de limpeza; coordenadores; motoristas; 10 micro-ônibus e vans, para buscar e levar os alunos em casa.

A administração maçônica, no Estado do Espírito Santo, desempenha um papel fundamental no sucesso das atividades assistenciais e filantrópicas. Seu compromisso com valores éticos e sua capacidade de mobilizar recursos são aspectos que destacam a Maçonaria como uma força positiva em muitas comunidades capixabas.

Presente na diretoria de várias instituições assistenciais e filantrópicas, como Apaes, asilos, orfanatos, hospitais, entre outros, a atuação de irmãos do GOB-ES à frente dessas instituições, demonstra o compromisso com as boas práticas na gestão dessas organizações.

O Grão-Mestre Estadual, o Eminente Irmão, José Paulo Tonoli, exalta a parceria firmada com a Prefeitura de Colatina e parabeniza o Eminente Irmão Eval Galazi:

“Mais um belo exemplo a ser seguido: a viabilização da ampliação da sede da Apae-Colatina é o reflexo da administração do irmão Eval Galazi e a sensibilidade e compromisso com a sociedade colatinense do prefeito, Guerino Balestrassi. Estamos presentes em muitas instituições capixabas guiados por princípios morais e éticos, que nos ajudam a trabalhar para identificar as necessidades das comunidades e desenvolver programas e projetos de assistência na construção de um mundo mais justo e fraterno”, finaliza o Eminente Irmão, José Paulo Tonoli.

 

🌿 GOB-ES 🌿

Crescimento, realizações e um futuro seguro!

Skip to content