Secretaria GOB - ES (27) 3322-4077

Grande Oriente do Brasil - ES

GOB-ES e Frafem-ES lançam campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama e colo de útero

0
GOB-ES e Frafem-ES lançam campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama e colo de útero

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero, duas das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo. A importância dessa campanha reside na ênfase que ela coloca na detecção precoce e na conscientização, o que pode ter um impacto significativo nas chances de cura, podendo chegar a 92% , e no tratamento eficaz desses tipos de câncer.

Quando o câncer é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores. Portanto, é fundamental que as mulheres realizem exames regulares de mamografia, autoexame e consultas médicas para monitorar qualquer mudança ou anormalidade nas mamas.
Isso permite que o tratamento seja mais eficaz, pois o câncer de mama é tratável e pode muitas vezes ser completamente curado. Os tratamentos podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal, dependendo do estágio e do tipo de câncer.

Já o câncer de colo de Útero é frequentemente causado pelo vírus do papiloma humano (HPV) e pode ser prevenido com vacinação contra o HPV e rastreamento regular. O Papanicolau é um teste eficaz para a detecção precoce de alterações nas células cervicais que podem se tornar cancerosas. Quando essas alterações são detectadas cedo, o tratamento é mais simples e eficaz.
O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia, conforme necessário.

“Além da detecção precoce, o Outubro Rosa também destaca a importância da conscientização sobre os fatores de risco e da promoção de hábitos de vida saudáveis. Isso inclui manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar o tabagismo e limitar o consumo de álcool”, explica o Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão, José Paulo Tonoli.

Já a presidente da FrafremCS-ES, enfatiza que o Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar a todas as mulheres sobre a importância de cuidar de sua saúde.

“Fazer exames regulares e buscar atendimento médico caso observem quaisquer sintomas ou alterações pode salvar muitas vidas. A detecção precoce e o tratamento adequado são vitais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida das pacientes com câncer de mama e de colo de útero”, finaliza a presidente da FrafemCS-ES, Ivilisi Soares De Azevedo.

🌿 GOB-ES 🌿

Crescimento, realizações e um futuro seguro!

Skip to content