Secretaria GOB - ES (27) 3322-4077

Grande Oriente do Brasil - ES

A Maçonaria e a liberdade

0
A Maçonaria e a liberdade

Na Abolição da Escravatura, em 13 de maio de 1888, a Maçonaria teve uma participação significativa na luta em diversos países, incluindo o Brasil, onde a instituição teve um papel importante no movimento abolicionista, mesmo antes da libertação oficial dos escravos.

 

Muitos maçons foram líderes do movimento abolicionista, incluindo Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, José do Patrocínio, entre tantos outros que lutaram pela libertação dos escravos e pela igualdade racial.

 

A Maçonaria sempre defendeu ideais como a liberdade, a igualdade e a fraternidade, valores que estavam em oposição à escravidão.

 

Uma das estratégias foi utilizar sua rede de contatos e sua influência política para promover a causa abolicionista. Em 1869, por exemplo, a Loja Maçônica “União e Tranquilidade” organizou uma petição assinada por mais de *1.500 pessoas*, entre elas muitos maçons, que exigia a abolição da escravatura.

Além disso, a Maçonaria ajudou a organizar sociedades abolicionistas e a financiar a publicação de jornais e panfletos que divulgavam a causa abolicionista.

Uma das figuras da sociedade, influenciada e ajudada pela Ordem, foi Luiz Gama, Nascido de mãe preta (escrava alforriada) e de pai branco, Gama, que não era Maçom, viveu uma infância livre, porém, repleta de dificuldades.

Antes dos 10 anos, foi vendido como escravo pelo próprio pai, que se viu endividado, devido ao vício em jogos de azar.

Gama, inflamado pelos ideais abolicionistas, se alfabetizou aos 17 anos, quando aprendeu a escrever, após se hospedar na casa de um estudante de direito.

Ao decidir frequentar a faculdade, foi obrigado a assistir as aulas, e sem participar das atividades, da janela da sala de aula, devido ao racismo da época. Tornou-se um grande advogado autodidata e começou a atuar na concessão de liberdade a diversos escravos.

Gama é apenas uma, das grandes histórias de superação que os escravos de um povo que teve a Maçonaria como um dos pilares para a liberdade, através dos seus membros e da utilização da influência maçônica na política e rede de contatos.

Viva a liberdade!

GOB-ES

Trabalho, inovação e gestão responsável!

Skip to content