
Devido à inexistência de partidos políticos no Brasil, a maçonaria, anos antes da Proclamação da República, tornou-se uma grande força social e ideológica, sempre com o cunho social e democrático a favor da construção de uma nacionalidade.
????O primeiro governo republicano, liderado pelo ex Grão-Mestre Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, foi formado somente por membros da maçonaria brasileira, como o vice-presidente Marechal Floriano Peixoto e os ministros Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Ruy Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.
Seja no brado retumbante da Independência, na Proclamação da República ou destruindo as correntes da escravidão, a maçonaria sempre exerceu seu papel de protagonista na luta pelo progresso e evolução social na história do Brasil.
Hoje, norteada pelos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, segue viva e como maçons que somos, entendemos nossa herança histórica e a responsabilidade que carregamos em lutar pela construção do mundo mais fraterno e livre.
Salve a Proclamação da República!
Salve Marechal Deodoro da Fonseca*!
GOB-ES
Preservando os valores familiares
Siga-nos nas redes
Facebook: @GrandeOrienteES
Instagram: @grandeorientees