Secretaria GOB - ES (27) 3322-4077

Grande Oriente do Brasil - ES

GOB-ES PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO FICO, NO RIO DE JANEIRO

0
GOB-ES PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO FICO, NO RIO DE JANEIRO

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”
A frase proferida pelo príncipe regente, Dom Pedro I, da sacada do Paço Imperial, foi mais um passo em direção a Independência do Brasil.

O ato completou 200 anos no último domingo (9) e foi comemorado pelo Grande Oriente do Brasil, com as presenças do Grão-Mestre Geral, o Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, do Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto, de autoridades maçônicas nacionais e internacionais, além dos Grão-Mestres de toda a Federação.

Também presentes às festividades, o Grão-Mestre Estadual, o Eminente Irmão Hélio Soares da Luz Sodré e o Poderoso Irmão José Paulo Tonoli, Grão-Mestre Estadual Adjunto lembraram da importância da data que culminou na Independência do Brasil em 7 de setembro do mesmo ano: 1822.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, no Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil, um dos mais marcantes símbolos da Ordem na América Latina. Em suas salas imponentes, ecoa o trabalho realizado por maçons ilustres que lutaram pela liberdade do Brasil.

Em 2022 o Grande Oriente do Brasil também comemora dois séculos de fundação e o Dia do Fico é a primeira agenda do ano que trará várias comemorações e novidades para os maçons do GOB.

“Foi a Maçonaria, por meio dos irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira que convenceu o então príncipe, Dom Pedro I, a contrariar as ordens de Portugal e a ficar no Brasil. São histórias de grandes conquistas da sociedade brasileira que vamos valorizar durante as comemorações dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil. Uma das ações, é a abertura ao público para visitação guiada ao Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil, que começa já no mês de março”, pontua o Eminente Irmão Sodré.

“Somos uma Ordem acostumada a defender os interesses da sociedade. A nossa força vem da coragem e da união dos irmãos. Buscamos construir um país mais justo e mais fraterno. No nosso estado, estamos colhendo frutos de um grande projeto que pensa na Maçonaria do amanhã. Uma Maçonaria que valoriza a sua história e prepara a Ordem para as novas gerações: pautada pela modernização, informatização, transparência e eficácia nos seus processos e métodos”, destaca o Poderoso Irmão Tonoli.

GOB-ES
Preservando os valores familiares

Skip to content