
A Comenda Domingos José Martins é o maior título concedido pelo Grande Oriente do Espírito Santo. A homenagem é conferida aos irmãos que têm 30 anos de serviços ininterruptos à Maçonaria. No dia 24 de março de 2022, a ARLS União e Progresso, presidida pelo Venerável Mestre, José Augusto Cesar de Souza, entregou a Comenda ao Eminente Irmão Hélio Soares da Luz Sodré, Grão-Mestre Estadual e membro do quadro de obreiros da Loja, também ao Irmão Ezron Leite Thompson e o próprio Venerável, Irmão José Augusto Cesar de Souza, foi mais um dos homenageados pela Comenda.
Já o irmão, José Alberes da Silva, recebeu a Estrela da Distinção Maçônica, concedida pelo Poder Central, o GOB, aos irmãos com *35 anos* de trabalhos maçônicos, também ininterruptos. Na mesma sessão, o irmão Jonair Eugenio de Oliveira também foi homenageado com o título de Benemérito Estadual da Ordem.
A sessão contou com as presenças do Poderoso Irmão José Paulo Tonoli, Grão-Mestre Estadual Adjunto e do Venerável Irmão Derildo Martins da Costa, Secretário Estadual de Orientação Ritualística.
Para o Eminente Irmão Sodré, o reconhecimento dado aos irmãos é justo e reflete a luta da Ordem em prol da evolução da sociedade. Segundo ele, a história da Maçonaria se confunde com a história do Brasil.
“No ano do bicentenário do Grande Oriente do Brasil e dos 150 anos de fundação da ARLS União e Progresso, temos que reconhecer o valor de todos os maçons que trabalharam e trabalham por uma sociedade mais justa e fraterna. A Maçonaria superou muitos desafios durante a história e temos que valorizar esses obreiros que estão sempre à disposição das demandas da sociedade. Parabéns aos irmãos, parabéns à Loja e, principalmente, a toda sociedade”, observa o Eminente Irmão Sodré.
GOB-ES
Preservando os valores familiares