NOTÍCIAS DO GRÃO-MESTRADO
PARABÉNS
Postado em: 22/06/2020
PARABÉNS
Hoje, 22 de junho de 2020, comemoramos a instalação da primeira Delegacia Maçônica determinada pelo Grande Oriente do Brasil (GOB), com sede na cidade de Vitória, capital deste Estado, no ano de 1904, iniciando-se assim, no Estado do Espírito Santo uma organização administrativa maçônica sob a égide do Grande Oriente do Brasil.

Na oportunidade, foi nomeado como primeiro Delegado Maçônico o Ir. Cleto Nunes Pereira, com significativo envolvimento político, pois foi Senador da República por dois mandatos, Deputado Federal, além de outros cargos políticos.

Tivemos dez Delegados Maçônicos e o último foi o Ir. Fenelon Barbosa da Silva, com grande destaque administrativo. Ele, embora com sua saúde debilitada, muito trabalhou para transformar a Delegacia Maçônica em Grande Oriente.

Comemoraremos, em 13 de agosto próximo, os 42 (quarenta e dois) anos do GOB-ES, mas sabemos que a Administração Maçônica no Estado do Espírito Santo não se iniciou com o Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo (GOMES), hoje GOB-ES e sim conforme destacado anteriormente: Delegacia Maçônica. Como fazemos parte dessa Administração Maçônica, assim, podemos afirmar que nós Gobianos do Estado do Espírito Santo temos, orgulhosamente, 116 (cento e dezesseis) anos de existência administrativa.

Para melhores esclarecimentos sobre este assunto, sugerimos a cada Venerável acompanhado pelos membros de sua respectiva Loja e aos membros de cargo no GOB-ES que acessem o site do GOB-ES e busquem o Boletim Especial de nº 01, publicado em 17/02/2020 no qual encontrarão todo detalhamento histórico em questão.

Nesta oportunidade, aproveitamos para destacar que, coincidentemente, a administração atual do GOB-ES está completando um ano, tendo à frente o Eminente Grão-Mestre Ir. Hélio Soares da Luz Sodré e o Poderoso Grão-Mestre Adjunto Ir. José Paulo Tonoli, implementando uma administração baseada em decisões compartilhadas que nos permitem um constante aprendizado a partir das críticas construtivas e sugestões oriundas das conversas do dia a dia com os amados irmãos.

Parabéns a todos nós que, em irmandade, constituímos esta magnifica instituição.

Vitória, 22 de junho de 2020

Helio Soares da Luz Sodré

Grão-Mestre Estadual
VOLTAR!